Cheguei ao clube e de longe escutei a música alta na piscina. O desânimo me lembrou do fone de ouvido no porta-luvas. Quando voltei para buscá-lo, encontrei uma jujuba laranja naquele buraco negro que guarda pipocas de ambulantes, filtro solar, cigarro de palha, papel higiênico, cartão do seguro e o digníssimo fone. Olhei no retrovisor…
roberto.vancetto@gmail.com 10 de abril de 2024 – 22:05 para mim Eliz, Passei os dias ruminando daquela maneira que nos é comum. Organizei o meu armário e todas as gavetas da sala e só parei quando já não tinha mais energia pra tomar banho. É mais forte do que eu, mas no dia…
Coloquei a coleira no gato e o embrulhei em uma echarpe, na ilusão de reter os pelos esvoaçantes em situações de estresse. O felino relutou ao entrar no elevador e não poupou arranhões. Quando chegamos no carro, ele se enfiou embaixo do banco e resmungou com uma raiva senil de quem passa por martírios que…
João levava a vida como um rio. Era jovem, tinha uma perna maior que a outra, não dava para montar sozinho no cavalo, segurar as rédeas e trotar. Ele trabalhava no escritório do tio e morava com a mãe, gostava de futebol, cerveja, mulher, baralho e MPB. Apesar do nome de apóstolo, João não comungava…
Admiro a postura das árvores serenas e seguras aos beijos dos ventos. Plácida, uma delas compartilha seu espaço comigo, sem sombra de dúvidas um porto para descansar, um pouso para descascar aqueles cansaços secos de repetição. As raízes suportam a estafa e a gravidade dos pretéritos, os passarinhos dançam a sinfonia dos tempos, e as…
No topo da árvore, ele me pergunta como lidar com a neurose. E eu lá tenho cara de oráculo? Faz tempo que planto variações sobre as mesmas tramas e pulo de galho em galho como um mico faminto por bananas podres. Veja só aquele belo enlace neurótico! E com água na boca, me jogo no…
Após o almoço em família, Bianca lavava a pilha de louça como se regasse as plantas do jardim, se envolvia com a função sem pressa, como se o ofício manual desligasse seus ouvidos da futrica que rolava entre a sogra e a cunhada na mesa da cozinha. Os cabelos de Bianca estavam presos em uma…
Aquele homem parecia um anjo caído, iluminado e desprotegido, orbitado por mulheres que queriam uma relação de troca, mas ele só queria receber. Ele esperava ser nutrido com admiração, presentes e músicas que embalavam seu ego nas trevas das árvores genealógicas. Aquelas musas não se tornaram a vocalista da banda ou a primeira faixa do…
A morte bate à porta. Eu abro e a convido a entrar. Trocamos olhares de esperança e temor. Convido-a a se sentar. Ela passa os dedos nas rosas brancas da mesa e pergunta:
Elisa é freudiana, Gabriela é comportamental, e Olívia, junguiana. Elas vão religiosamente ao bar na primeira quinta-feira após o quinto dia útil. Como parte do combinado, é proibido falar o nome dos pacientes, e não vale o mesmo para os sintomas, principalmente aqueles que parecem coletivos. O combinado é substituir a palavra “paciente” por “cliente”,…
- 1
- 2